.







quinta-feira, 19 de abril de 2012

Oito Coisas Que Débora Tinha


                                                    Oito Coisas Que Débora Tinha
                                                                              Jz 4:4,5

Introdução;
Após a morte de Moisés,Deus levantou Josué,que foi formado como líder convivendo com seu grande líder Moisés,após a morte de Josué Não há mais um sucessor,então começa um período triste e de grande decadência na nação de Israel,a Bíblia diz; Que eles faziam o que bem lhe pareciam..Deus por sua vez entrega o seu povo a um povo inimigo,para que o mesmo venha ter dependencia de Deus. Deus levanta os Filisteus,Amonitas,Midianitas e tantos outros. este período corresponde a 410 anos da história de Israel.
Mais em cada época Deus levanta um Juíz;,foram ao total 12 Juízes,dentre eles; Otiniel,Samuel,Gideão,Sansão,Jael,Baraque,Jefté,Eudes,Tola,Jair,etc..Mais Deus também escolheu Débora!!..

1-Ela Tinha Um Nome. Abelha. Jz 4:4
  Este nome é Hebraico que quer dizer; Abelha.( Tem Mel,mais tem ferão) um líder tem que ter as duas coisas, mel (momentos de dores dos outros) momento do ferão (pra impor limites e regras).

2-Ela Tinha Uma Vocação. Profetiza. Jz 4:4
Observe que o texto está em ordem,antes do marido dela(casamento) veio sua vocação (muitos estão querendo primeiro uma família,um casamento,um namoro para depois fazer algo para Deus..O tempo é hoje.

3-Ela Tinha Um Marido. Submissão Jz 4:4
Veja que seu ministério está associado ao seu marido,um casal descrito nominalmente,Débora não é maior que seu marido nem é insubmissa a ele,ela apenas recebeu algo do Senhor e ele entende e apoia.

4- Ela tinha uma Missão. Julgar. Jz 4:4
A missão de Julgar é um desafio que Deus conferiu só aos seus ungidos,Julgar o que é bom e o que é mal,o que é certo e o que é errado.

5-Ela Tinha Um Lugar para exercer o seu ministério.Obediencia. Jz 4:5
Ela não estava em suntuosos templos,nem em lindas catedrais,mais debaixo de uma plameira,um lugar humilde,para dar uma palavra a gente sofrida,nunca tenha inveja do lugar onde Deus está usando o teu irmão,para cada um Deus tem uma palmeira.


6-Ela foi colocada em um lugar de destaque.Exaltação Jz 4:5
Entre Ramá e Betel No Cume de um monte da Região montanhosaDeus colocou esta mulher,para cada um líder chamado Deus tem um lugar de honra e exaltação. Os sem visões vivem olhando de baixo para cima,os ungidos,olham de cima pra baixo,Débora tinha a visão privilegiada de sua terra e de seu povo,seja um sentinela,fique por cabeça e não por cauda.


7-Ela esperava o povo de Israel Subir até ela. Paciência Jz 4;5
Os grandes líderes não criam seus problemas,não correm atrás de problemas,não está dispostor a transferir problemas,líder que se preza,fica no lugar que Deus o colocou,se houver problemas,deixa o povo trazer,deixe que cada um traga o seu.

8-Ela teve uma maternidade Espiritual. Reconhecimento
Débora é descrita na Bíblia como * Mãe De Israel* ,ela deu calor,amor,proteção,cuidado ao povo e obteve do povo a maior demostração de carinho possível; Quem cuida bem da Igreja é tido carinhosamente pelo povo de Deus como pais.